sexta-feira, 19 de setembro de 2008

ESTOU PREOCUPADO

São jovens, têm cadastro, estão em Portugal ilegalmente e moram em bairros na periferia de Setúbal. Segundo o Correio da Manhã, formaram o Primeiro Comando de Portugal (PCP), uma «filial» do Primeiro Comando da Capital, grupo formado nos anos noventa por prisioneiros da cidade de São Paulo.

Segundo o mesmo jornal, este grupo de jovens brasileiros é suspeito de vários crimes na zona. Um deles, de 20 anos, está detido pelo homicídio de um ourives.

«Sou sem passado e sem futuro»: a frase num dos sites do grupo na Internet transmite a mensagem de indiferença perante as consequências dos seus actos.

Os jovens do PCP orgulham-se de terem nascido nas favelas e sublinham a sua fé em Deus.

Quase todos possuem armas e roupas caras e não aparentam ter problemas financeiros.

Deve ser «brincadeira», diz Leonel Carvalho. O responsável pelo Gabinete Coordenador de Segurança (GCS) já reagiu a esta notícia. «Comparar Portugal com as favelas brasileiras não tem qualquer hipótese de semelhança. São situações completamente diferentes», disse o tenente-general Leonel Carvalho à TSF.

Por isso mesmo, Leonel Carvalho acredita que «os jovens oriundos do Brasil são uma população bastante reduzida». «Se algum grupo destes jovens se organizar, será por brincadeira», desvalorizou.

In IOL Diário

4 comentários:

disse...

O assalto ao Bes foi uma brincadeira, aliás, foi apenas para aumentar as audiências ao canal que transmitiu em directo lol

Agora a sério, preocupa-me bastante o rumo que isto esta a levar...todos os dias é assaltos...uma pessoa não se sente segura em lado nenhum....

Beijos

Cristina disse...

Isto sim, preocupa-me: assassinatos e violência por "dá cá aquela palha". E o pior é que minam os preconceitos das pessoas e instigam o ódio contra os brasileiros :(

S. disse...

É verdade... já se mata alguém por menos de 1€ ou só por matar mesmo! O que é feito do velhinho crime passional?!

Obrigada pela visita na caixinha: és muito bem vindo!

David XP disse...

Xana:

O assalto ao BES teve toques inéditos cá no nosso país. Sequestro e ameaças de morte. Parecia um filme!

Cristina:

Não são só os brasileiros mas todos os ilegais que aqui entram e já com cadastro, QUEM CONTROLA? A nossa vantagem comparativa em relação a outros países - segurança- está a perder-se.

Sofia:

Obg. estou a criar a minha "rede", por isso linkei-te se não te importas!